Biblioteca Unifor - Sala Matarazzo

A Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo abriga a rara coleção de livros de Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e criador da Bienal de São Paulo.

Adquirida pela Fundação Edson Queiroz, a coleção pode ser apreciada nas instalações especialmente projetadas para receber o acervo com 3.031 volumes, que reúne uma das mais importantes coleções de livros de arte do país e contém obras consideradas raríssimas.

Nas novas dependências, no prédio da Reitoria da Unifor, é possível encontrar a primeira edição, datada de 1750, da “Opere Varie di Architettura”, de Giovanni-Batista Piranesi, considerado o maior gravador do século 18. A obra traz a série completa de gravuras dos cárceres de Roma.

Também presente está a primeira edição, de 1835, da “Malerische Reise in Brasilien”, do ilustrador alemão Moritz Rugendas. O volume é composto por 100 litografias que retratam características físicas, hábitos e costumes da população brasileira.

Entre os livros, encontram-se obras de arte, como no álbum Miserere, do artista Georges Rouault, com 58 litografias de grandes dimensões. Teóricos da arte também estão presentes. Giorgio Vasari, um dos primeiros pensadores a escrever a História da Arte, compõe a coleção com seu importante livro As Vidas dos Pintores, Escultores e Arquitetos. Outra presença importante para a composição da Biblioteca Matarazzo é a coleção da Sociedade dos Cem Bibliófilos, formada pelos 23 volumes realizados na época, o que a torna completa.

Panorama da Coleção
A Coleção Matarazzo possui livros raros, datados entre 1750 e 1976. Um fator a ser destacado é a composição do texto, acompanhada de ilustrações originais ou de reproduções impecáveis. A gravura em metal, a litografia e a aquarela são as técnicas mais utilizadas pelos artistas nas ilustrações. Outro elemento marcante na composição dos livros é a encadernação, que muitas vezes traz um rico trabalho estético, com matérias e técnicas nobres.

Nesta coleção, predominam os livros sobre arte. A curadoria teve como critério de organização assuntos como: livros de artista; teoria, história e crítica da arte; revistas de arte; livros sobre museus e os álbuns, que são aqueles que vem acompanhados de obras de arte em papel, reproduções em maior escala e ilustrações destacadas do livro.

A biblioteca possui também enciclopédias e livros de assuntos variados como: arquitetura, moda, filosofia, ciências e algumas biografias. Além disso, três importantes núcleos trazem registros culturais dos países onde Matarazzo viveu, são eles: Itália, França e Brasil.

Visite a página da Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo