13A Fundação Edson Queiroz, instituição genuinamente cearense, orgulha-se de ser responsável, há mais de trinta anos, pelo desenvolvimento social, educacional e cultural do estado do Ceará e da região Nordeste. Nos anos 70, o déficit de escolaridade registrado no estado do Ceará e, mais ainda, o quadro constrangedor de atraso que o Nordeste apresentava ano a ano motivaram sua criação, em 26 de março de 1971, pelo industrial Edson Queiroz, que assim retribuía, em forma de benefício social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.

Sempre atento aos números e com habilidosa intuição, Edson Queiroz sabia o que as estatísticas revelavam, local e regionalmente: a constante evasão de milhares de jovens em busca de estudos mais avançados e a carência de pessoal capacitado para atender à demanda necessária ao progresso da nossa região. Ao problema que se acumulava com o binômio ausência de capacitação e carência de capacitados nada se vislumbrava como solução. Foi quando Edson Queiroz apresentou, para familiares e amigos, a ideia da ampliação da disponibilidade educacional no Ceará.

Em pouco tempo, sob sua presidência, formavam-se os Conselhos Curador e Diretor da Fundação, que seria a mantenedora da Universidade de Fortaleza, da qual Edson Queiroz seria seu primeiro chanceler. Com a nova universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, garantindo a formação de recursos humanos e a capacitação de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento regional.

Em 1982, o chanceler Edson Queiroz falece vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará. Seu filho primogênito, Airton Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza. Inovação e modernidade marcam a nova administração. A Universidade ingressa numa fase de significativa expansão do ensino de graduação, da consolidação dos programas de pós-graduação, da ampliação dos projetos de extensão, além de se destacar como referência para as instituições de ensino superior no país.

Para a Fundação Edson Queiroz, sua missão nunca se esgota, pois no processo educativo sempre há o que fazer, renovar, ensinar e aprender. Além da Universidade de Fortaleza, seu primeiro projeto social, a Fundação mantém diversas ações de responsabilidade social desenvolvidas no próprio campus, em comunidades circunvizinhas e extracampus. Nos projetos da Instituição, o saber transpõe os muros devolvendo benefícios à comunidade e o conceito de sala de aula é ampliado influenciando o aluno a compreender o impacto de suas ações. Conheça melhor os programas sociais apoiados pela Fundação Edson Queiroz.