Home Programas Sociais Núcleo de Atenção Médica Integrada

Núcleo de Atenção Médica Integrada - Nami

No Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza, o cuidado com o ser humano é integral, porque mais do que serviços de saúde, o Nami se preocupa em promover qualidade de vida. Para isso, reúne profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura, focados na humanização e na evolução do atendimento, sempre em consonância com as pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade.

Criado em 1978, o Nami se orgulha de ser referência no Norte e Nordeste pela qualidade e diferencial do atendimento médico prestado, o que inclui serviços de natureza secundária e, em alguns casos, até de alta complexidade. Em uma estrutra de 14 mil metros quadrados, adaptada e aperfeiçoada desde 2004, são realizados mais de 300 mil procedimentos por ano, beneficiando cerca de 25 mil pacientes.

O atendimento no Nami vai desde consultas médicas, análises laboratoriais e imunização a serviços especializados em diagnósticos por imagem, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional. Além, claro, de diversos grupos onde são trabalhados temas como saúde mental, climatério, alongamento, acompanhamento a gestantes, entre outros.

Mais de mil metros quadrados da área total do Nami são reservados à Academia Unifor. Um espaço destinado não só à prática esportiva, mas ao complemento da atenção médica integrada ao paciente. Assim, ao oferer atividades terapêuticas, age no tratamento de doenças e, principalmente, na prevenção delas, além de ser um fator-chave para uma vida mais saudável e humana.

Alguns procedimentos são bem especializados, como o de Espasticidade, em que é usada a toxina botulínica tipo A (botox), para tratamento de pacientes com problemas neurológicos motores. Na área de Fonoaudiologia, os pacientes dispõem de próteses auditivas. Na de Terapia Ocupacional, há oficinas de próteses, estimulação precoce e atendimento para crianças de um a cinco anos, com síndrome de Down ou paralisia cerebral.

Cadeirantes e outros portadores de deficiência física podem fazer simulação, em uma casa adaptada, de situações que vão enfrentar na vida diária. O Núcleo conta ainda com o Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade, que visa um atendimento especializado para cuidados da anorexia, bulimia, compulsão alimentar e obesidade.

Todo esse universo de serviços e diferenciais que fazem do Nami referência é destinado, também, ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas pelos estudantes e docentes da Universidade. No Núcleo de Atenção Médica Integrada, todos os anos, cerca de 3.500 alunos (do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Psicologia) realizam suas práticas de estágio e reúnem, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Missão
Desenvolver ações de saúde no nível secundário de atenção, promovendo, prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando de maneira interdisciplinar visando à melhoria da qualidade de vida de seus usuários.

Destaques
  • Atendimento aos pacientes portadores de paralisia cerebral espástica após aplicação de Toxina Botulínica Tipo A.
  • Academia de Integração Sensorial com equipamentos e sala adequados para atendimento à clientela infantil assistida pelo corpo de profissionais do serviço.
  • Certificação de Padrão Ouro em Esterilização, conferida pela 3M do Brasil à Central de Esterilização do Nami.
  • Prêmio de liderança e gerência outorgado pela USAID e Management Sciences do Health (MSH) – Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.
  • Conceito Excelente na avaliação anual de 2009 do Programa pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC ao laboratório de Análises Clínicas do Nami.
  • Ambulatório de Espasticidade, que faz parte do tratamento neurossensorial, realizando intervenção terapêutica interdisciplinar (neurologista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional).