Home Programas Sociais Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

O Projeto Educação e Saúde, uma parceria da Fundação Edson Queiroz com os Institutos do Rim e de Doenças Renais e com o Centro Integrado de Diálise, trabalha com duas das principais necessidades básicas do indivíduo – saúde e educação. Desde 2000, o Projeto proporciona a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos nas próprias clínicas enquanto os pacientes realizam a hemodiálise. As atividades do Projeto são direcionadas para dois objetivos: suprir a deficiência na formação escolar e amenizar, através de exercícios lúdicos, o sofrimento desses pacientes durante o tratamento.

O exercício do Projeto se dá através de aulas ministradas por alunos bolsistas e voluntários do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, sob a orientação de um professor. O conteúdo programático explorado nessas aulas aborda noções de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências. Através desse trabalho, já foram alfabetizadas em torno de 400 pessoas. A permanente aceitação do Projeto pelos pacientes constitui-se no melhor testemunho da influência positiva da aprendizagem para a autoestima do cidadão.